Cem anos de história:

Cem anos de história   1914-2014
Orlando Vilas Bôas César Guerra Peixe Dorival Caymmi Irmã Dulce
         
Djanira Adalcinda Luxardo Lupicínio Rodrigues Iberê  Camargo

 

 
 Iberê Camargo - artista plástico
Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca RS 1914 - Porto Alegre RS 1994). Pintor, gravador, desenhista, escritor e professor. 
Lupicínio Rodrigues - cantor e compositor brasileiro.
Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em um bairro pobre da cidade, a Ilhota, no dia 16 de setembro de 1914. Chovia tanto que o córrego próximo da sua casa inundou, obrigando a parteira a chegar lá de barco. Seus pais, Francisco e Abigail, tiveram 21 filhos - e Lupicínio foi o quarto.
 
 Irmã Dulce
Formada pela Escola Normal da Bahia como professora, ela iniciou sua trajetória religiosa na Congregação das IrmFormada pela Escola Normal da Bahia como professora, ela iniciou sua trajetória religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristovão, em Sergipe. Foi nessa época, ao ser ordenada como freira, que passou a ser conhecida como Irmã Dulce, em homenagem à mãe.ãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristovão, em Sergipe. Foi nessa época, ao ser ordenada como freira, que passou a ser conhecida como Irmã Dulce, em homenagem à mãe.
  Djanira Motta

Djanira da Motta e Silva (Avaré SP 1914 - Rio de Janeiro RJ 1979). Pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora. No final da década de 1930, passa a morar no Rio de Janeiro, onde tem suas primeiras instruções de arte em curso noturno de desenho no Liceu de Artes Ofícios e com o pintor Emeric Marcier (1916 - 1990), hóspede da pensão que Djanira instala no bairro de Santa Teresa.
 
Adalcinda Magno Camarão Luxardo nasceu em Muaná (Marajó) no dia 18 de julho de 1914. Faleceu em Belém do Pará no dia 17 de janeiro de 2005.
Orlando Villas Bôas

     Sertanista, indigenista,  nasceu no dia 12 de janeiro de 1914 e faleceu no dia 12 de dezembro de 2002.  Dedicou boa parte de sua vida à causa indígena, mantendo-se muito próximo dos povos do Xingu. Foi um dos idealizadorex do Parque Indígena do Xingu, onde vivem, em 27 mil quilômetros quadrados, mais de 5 mil índios.
    "Seu trabalho ajudou a derrubar duas teses: a de que os índios são "selvagens e violentos" e a de que deveriam ser integrados completamente à sociedade brasileira. Sua maior contribuição para preservar a cultura dos povos nativos foi a criação do Parque Nacional Indígena do Xingu, em 1961, onde habitam 4 mil índios, divididos em 17 aldeias de 30 nações. A defesa dos direitos indígenas lhe valeu duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz, em 1971 e 1975."

               Fonte:

          

 Para conhecer melhor esse brasileiro que completaria CEM anos em 12 de janeiro de 2014:

               

Centenário de Césas Guerra- Peixe  
Guerra -Peixe foi um grande músico e arranjados brasileiro que nasceu no dia 18 de março de 1914, em Petrópolis no Rio de Janeiro e aí, faleceu no dia  16 de novembro de 1993.  Com apenas 7 anos já tocava violão.
Uma  de suas obras:
Cem anos de Dorival Caymmi
Quem foi Dorival Caymmi?
  •  Onde nasceu?

            Dorival nasceu em Salvador, capital do Estado da Bahia

  • Quando nasceu?

            Nasceu  no dia 30 de abril de 1914.

  • Quem eram seus pais?

             Era filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Cândida Caymmi, conhecida por Dona Sinhá. O pai era                  funcionário público e tocava violão, bandolim e piano. Sua mãe cantava muito bem.

  • Tinha irmãos?

             Teve três irmãos: Deraldo, Diná e Dinair.

  • Onde viveu?

            Viveu na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

  • O que fez?

              Entre outras coisas, foi: Compositor. Cantor. Violonista. 

  • Quantos anos viveu?

              Morreu  aos 94 anos, no Rio de Janeiro, em  16/08/2008.

Para saber mais visite: https://www.dicionariompb.com.br/dorival-caymmi/biografia

 

Monumento a Caymmi

 

 Quando passar por Copacabana, não deixe de visitar o monumento em homenagem a Caymmi.

 

 

Dorival Caymmi

Endereço: Avenida Atlântica 
Peça: Estátua 
Data: 2008
Artista: Otto Dumovich 
Material: Bronze

São muitas as suas obras. Entre elas:
  • Acalanto
  • É doce morrer no mar
  •       Eu não tenho onde morar
  •       Maracangalha
  •       Marina
  •       Samba da minha terra
  •       Você já foi a Bahia?

 


 

 


 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!